sábado, 9 de julho de 2011

A cidade da Jurema

A Cidade Sagrada é constituida apenas de túmulos dos mestres juremeiros, envolvidos por centenas de pés de jurema. Alhandra é o pais da jurema, o berço de Zé Pelintra, "santo" desse reino estranho e seu mais destacado protetor. Segundo o mestre Carlos Leal, Zé Pelintra foi muito perseguido e era fichado na policia como catimbozeiro. Com Maria do Acais morta em 1937 e mestres Casteliano falecido em 1923, tomava ele sempre as providencias possiveis para escapar á ação policial.

Alhandra era um território de misticismo e magia. Jurema. A perseguição de policiais sob os "mestres da jurema".
Conta-se que quando morriam nao tinham o direito de serem enterrados no cemiterio local, sendo sepultados em lugares afastados, onde se plantava um pé de jurema para marcar o local do sepultamento. Nesses mesmos locais eram tambem sepultados todos aqueles seguidores do mestre da jurema, colaborando no surgimento das chamadas " Cidades da Jurema", como:
Cidade de Manoel Cadete, Cidade de Rosalina, Cidade de Maria do Acais, Cidade do Mestre Adauto, Cidade do Rei Heron, Cidade dos Encantos(tambaba) e Cidade de Águas Claras.
Todo juremeiro sabe que são 07 cidades encantadas e 12 reinos encantados na jurema, sendo eles:
1º Reino do Juremá ... 2º Reino do Vajucá ... 3º Reino Tanema ... 4º Reino Angico ... 5º Reino do Tigre ... 6º Reino do Bom Florar ... 7º Reino de Urubá ...8º Reino das 7 Covas de Salomão ...9º Reino do Rio Verde ... 10º Reino do Acais ...11º Reino de Canindé ...12º Reino de Tronos.
Cada um desses reinos tem localização especifica, que nós juremeiros devemos procurar preservar pois é a nossa ciencia, nossa cultura religiosa.

A jurema, arvore centenaria, tipicamente nordestina, cresceu de tal forma como cresceu o seu culto, reunindo a maior parte de adeptos do espiritismos na Paraiba.Para nós juremeiros é importante uma campanha de divulgação ao grande publico porque " muitas pessoas inescrupulosas, se dizem conhecedoras do ritual e através de publicações, ensinam normas erradas e ervas perigoas que podem causar a morte aos curiosos. Um egum mal controlado é altamente perigoso, nenhum livro que tenha versado até hoje sobre o assunto é reconhecido como oficial, pois um ritual profundo e misterioso nao pode ser ensinado em livros e sim atraves de iniciação por um mestre que tenha suas raizes no Acais ou Alhandra.

" Ó jurema encantada que nasceu do frio chão
dá-me formas e ciencia, como deste a Salomão
dizem que a jurema amarga,
para mim nao há licor, a jurema com seus frutos
sempre nos alimentou."

3 comentários:

  1. Uma verdadeira juremeira, faz o que a senhora está fazendo, mostrando a verdadeira historia da JUREMA SAGRADA, Parabéns, Dona joana, te admiro muito.

    ResponderExcluir
  2. Que linda História! Eu estudo a repressão aos religiosos afro-brasileiros na Cidade do Rio de Janeiro e fiquei encantada com essa experiencia no Nordeste, sem dúvidas irei até a cidade da Jurema Sagrada conhecer o que eu achava se tratava apenas de uma cidade mítica.

    ResponderExcluir
  3. Sou da cidade da jurema alhandra

    ResponderExcluir