domingo, 12 de fevereiro de 2012


Ser Juremeiro ou discípulo de jurema
A jurema é uma ciência muito antiga, seus fundamentos e segredos são passados de pais a filhos, mesmo hoje com toda a modernidade, devemos continuar a manter a tradição pois so assim nossa ciência não desaparecerá.
Escrever sobre os fundamentos da jurema é uma falta de respeito com os ancestrais, é uma comercialização de fatos e atos sagrados e que foram guardados por tantos anos, o verdadeiro juremeiro aprende na lida do dia a dia no terreiro, nos afazeres, ajudando aqui e ali, ouvindo os mais velhos em seus relatos pois tudo em nossa vida esta diretamente ligado a jurema, quando os mais velhos conversam acabam trilhando o caminho do ensinamento e cadê ao discípulo estar atento a cada palavra, cada gesto, ouvidos bem abertos e sempre recomendo estar sempre de posse de sua caderneta, agenda ou o q for para anotar suas duvidas e reflexões, pois na jurema se ouve e reflete, ai sim você encontra o ensinamento.

UMA CASA OU TERREIRO DE JUREMA
Uma casa ou terreiro de Jurema, mas falo um Terreiro de Jurema, não tem adoração ou culto a santos ou orixás, é uma casa de realizações de curas, de fumaça, de ajuda, de vinho, para o verdadeiro juremeiro não pode faltar sua marca e seu vinho de jurema, um vela acesa no centro da sala um copo dom água e galhos de aroeira ou outra arvore definida pólo guia. As vestes são coloridas, alegres, as mulheres vestem saias estampadas, antigamente era usado o chitão, hoje já temos com fácil acesso outros tecidos maleáveis e de lindas estampas, pode ser uma blusa da mesma estampa ou branca ou de outra cor que não seja preta, porem o ideal é q combine o vestuário com as funções da discípula na casa, para evitar constrangimentos, um pano na cabeça é indispensável, pois nossa cabeça no pode ficar descoberta na fumaça; os homens vestem calça de ração que pode ser de algodão cru ou outro tecido, pode usar estampas também, afinal tudo na jurema é alegria, camisa de manga curta branca ou de cor, com bolsos laterais onde guardam coisas de utilidade nos trabalhos, um chapéu de palha ou um boné tipo boina puxado pra frente e pés descalços completam a indumentária de um juremeiro ou discípulo da jurema, que nos trabalhos diários são dispensados uso de seus fios de contas deixando apenas a primeira de seu guia q recebeu no batismo, as outras ficam para ser usadas em giras e festas.
A casa deverá ser defumada pelo menos todos os dias, após a limpeza cotidiana, despachada a moringa de Malunguinho, firmado os pontos, os cachimbos estão devidamente limpos e desentupidos, o fumo preparado, tanto de direita como de esquerda, velas em seus devidos lugares, tudo a mãos para evitar correrias, então estamos prontos para iniciar os trabalhos.
Não se pode dizer q uma casa é de jurema ou de juremeiros se esse espaço não é único, é divido com o culto aos orixás, os orixás ou santos são entidades muito finas e de muitos preceitos o principal deles é não levar fumaça...nem de cachimbo, nem de cigarro, nem cheiro de bebida de espécie alguma, alguns não podem estar próximo ao dendê, por isso se recomenda 2 terreiros, um para o orixá e outro para jurema, independentes um do outro, pois não será um quarto de porta fechada que impedira a mistura de fumaça e odores.
Uma pessoa não pode se dizer juremeiro sem ter passado por todas as etapas de iniciação, enquanto esta em fase de aprendizado é chamado de discípulo e carrega esse no nome, juremeiro já passou por todos os preceitos, obrigações, e esta apto a dirigir sua casa de jurema.
Porem uma casa onde se cultua orixá, no mesmo espaço q chamaremos de sala não pode cultuar a jurema, não pela jurema que não tem nenhuma restrição com o orixá , mas pelo orixá por razoes que já esclarecemos, se você é candomblecista e também toca jurema, já começa saindo fora do contexto de candomblé, mas mesmo assim se você cultua jurema no mesmo espaço, não pode dizer que sua casa é de jurema, que sua casa é de juremeiros, pois ou se faz uma coisa ou outra, ou se agrada a um ou a outro, não podemos agradar a dois senhores ao mesmo tempo e no mesmo espaço.
A Cabana de Jurema do Mestre Arranca Toco é tipicamente Casa de Jurema, creio que a unica na cidade que nunca cultuou Orixás.
Peço as pessoas, discípulos de jurema, juremeiros que lerem esse relato, passe a frente e vamos ajudar a trazer de volta nossa tradição, nossos segredos, nosso axé.
Sarava a Jurema, Sarava Malunguinho único e verdadeiro Guardião da Jurema.
A JUREMA MERECE RESPEITO E OS(AS) JUREMEIROS(AS) TAMBEM.

7 comentários:

  1. É verdade. Desde a barriga da minha mãe, ela era de um centro de Umbanda que cultuava sempre a Jurema Sagrada. Inclusive, meu padrinho é Mestre Arranca Toco e a madrinha Mestra Paulina.
    A Jurema merece todo respeito, pela sua origem, pela sua fé, pelos milagres que existem. E por quem faz a Jurema ser Sagrada. Mas, os juremeiros e discípulos merecem também todo respeito. Infelizmente, com toda a modernidade, muitos, estão deixando de lado de cultuar a Jurema. Mas, nós, que ainda nos lembramos e acreditamos na Jurema, vamos cultuá-la. E mostrar ao mundo, que somos fãs e (juremeiros, discípulos ou apenas seguidores), da linda Jurema Sagrada. Salve o Rei Malunguinho. Asé !

    ResponderExcluir
  2. Queria saber se algum de vocês ja conheceram ou sabem paradero de antigos juremeiros do recife pela regiao de cajueiro seco e nova divineia
    Um baba juremeiro ja falescido chamado Guiapino trabalhava com mestre João da Honda sua esposa se chamava dona Sebastiana seu terreiro tinha um pé de jurema preta pantada no meio do terreiro seus filhos de santo severino baiano trabalhava com ze pelintra sua filha de santo Comadre alzira trabalhava com sru Ubirajara ,Maria birica trabalhava com João da mata ainda frequentava seu terreiro a respeitada baba Maria do Sinal, tania trabalhava com malunguinho se alguem tiver informação poderia ajudar por favor quero achar as raizes desses curandeiros antigos sei que ainda deve ter raizes dele por pernambuco agradeço atenção

    ResponderExcluir
  3. Concordo com algumas coisas desse texto. Mas quem inventa as coisas de dizer que o Jurema não pode está junto ou no mesmo terreiro de umbanda, candomblé é o homem-médiuns. Infelizmente lidamos diariamente com a ignorância de muitos médiuns, inclusive os pais de santo. A espiritualidade é extensa, e está disponível para ajudar ao próximo a contar do médium, mas se falam de doutrinas e esses anos todos acreditam que o mesmo espírito atua nesse, naquele médium. Trabalhamos com falanges, linhas, então são vários espíritos naquela vibração mesma família, por terem permissão para tanto. Os espíritos tem de vir cada vez mais humildes ou nada está evoluindo. Axé a todos nós.

    ResponderExcluir
  4. Olá mãe Joana sou o Antônio de Porto Velho RO estou tentando ter contato com a senhora mas não consigo, gostaria de revê-la e saber como a senhora está meu número (69)99282-5587 (claro)

    ResponderExcluir
  5. Olá mãe Joana sou o Antônio de Porto Velho RO estou tentando ter contato com a senhora mas não consigo, gostaria de revê-la e saber como a senhora está meu número (69)99282-5587 (claro)

    ResponderExcluir
  6. Eu sou umbandista mais tenho vontade de conhecer uma casa juremeira

    ResponderExcluir