sábado, 20 de agosto de 2011

SAUDADES DOS VELHOS TEMPOS




Inicio esse texto pedindo abenção aos mais velhos e rogando a Jurema Sagrada que abençoe aos mais novos.

Saudades dos velhos tempos sim, tempos onde se respeitavam os mais velhos consequentemente mais sábios, do tempo que se aceitava conselhos, opiniões, e sugestões...saudades de quando uma pessoa com um pouco mais de idade que a gente falava, se escutava e se nao gostava ficava calado, se nao concordava tambem nao rebatia com grosseria.

Ah! quanta saudade da ordem dentro dos terreiros, quando ao chegarmos da escola íamos ao barracão e sentavamos a ouvir nosso Pai de santo ou Padrinho ou Juremeiro, os ensinamentos, e tinha dias que era destinado a aprendermos a cantar, a rezar, a dançar na gira, a limpar e cuidar dos objetos dos pejís.

Nesse tempo se uma pessoa dissesse ou escrevesse apos uma orientação, uma aula de sabedoria de um mais antigo, o seguinte...é voces que sao alunos aprendam.... gente essas entrelinhas diz claro que a pessoa q escreveu nao precisa de ensinamentos, já sabe de tudo, é dono do saber. O que é isso? onde estamos que nos permitimos que um mais jovem rebata um mais velho com tais palavras isso para nao comentar outras coisas.

Saudades sim, da casa de meu pai de santo onde aprendi o pouco que sei, onde fui orientada como me dirigir aos mais antigos, a respeitar a hierarquia, a baixar a cabeça e escutar com atenção as palavras de uma entidade, e principalmente aprendi a passar tudo aos meus filhos.

A nossa ciencia nao é receita de bolo para ser publicada em sua integra, em seus segredos, em seus fundamentos, quer saber da ciencia da jurema? frequente uma casa de jurema, trabalhe junto aos seus irmaos na humildade, auxilie as entidades e aprenda com elas, converse com o responsavel pela casa, sem medo, sem temor, pois so ele pode te orientar da maneira correta, lembrem-se de suas ações corretas teras os louros, e seu zelador ou juremeiro ou pai de santo tambem terá os louros, do mesmo jeito que suas ações erradas, seu zelador, pai de santo, juremeiro, é que tera seu nome jogado a lama, pois se voce faz errado é porque voce assim aprendeu. Nós sacerdotes e sacerdotizas temos um nomer a zelar, uma casa de religiao a manter e muitos dependem de nosso bom nome.

Saudades sim do tempo que se colocava uma vela, um cachimbo e um galhinho de aroeira e se abria uma jurema de chao, hoje ja é jurema sentada visto q a grande maioria dos filhos tem problemas de coluna e tals..quando o mestre ao som apenas de maracas e palmas, chegava sentava numa poty ou banquinho, e pegava sua marca, e limpava a todos, tomava 2 doses de jurema na Kenga, conversava com as pessoas e sabia quem da assistencia estava com problema, mas sem coragem de ir ate o mestre, e que ele assim chamava o (a) caboclo ou cabocla, para ser consultado, pegava o galho de aroeira ou outro, e rezava a pessoa, que saia muito bem, curado do seu incomodo, com uma nova prespectiva de vida, orientado corretamente de como proceder dali em diante.

Eita saudades dos pretos velhos...adorei as almas, que com seu café cozido na porta nos fazia sentir tao leves, das mestras que nos mostravam que nao se deve tomar o que é das outras, pois um dia alguem nos tomará o que pensamos ser nosso.

Finalizo essa minha divagação de saudades dos bons tempos espirituais, saravando a nossa Jurema sagrada, ao meu mestre Arranca Toco, a meu Padrinho Ze da Virada, e ao padrinho de todo juremeiros Ze Pelintra, principalmente. saudo nosso querido Malunguinho, Rei das matas e unico e verdadeiro guardião da jurema.

Joana Juremeira

Um comentário:

  1. Saudade tambêm querida irmã do tempo que as pessoas tinham no minímo vergonha na cara e não procediam de forma decente,Terreiro hoje virou palco para aberrações de todos os tipos um verdadeiro teatro de quinta categoria,Onde a coxia principal são os quartos vazios de axé onde em seus altares deveriam prevalecer ciência mas viram verdadeiras estantes da pior qualidade,Hoje terreiro em sua maioria é um palco onde o show é o desfile de moda ou a opção sexual do dirigente que tem que ficar latente e imperativo ! Ritual agora é o psicodrama de sacerdotes e sacerdotisas e ciência espiritual dos encantados agora virou fã clube.Sagrado e Profano estão misturados da forma mais Canalha Possivel !basta dar uma olhada nas redes socias,Orkut face book . O pior de tudo é que por conta desses embusteiros servimos de mote para esse Cristianismo canalha que se propaga pelo país onde nossa Cultura Religiosa é caçada diuturnamente ,Mais ainda existe gente de vergonha de amor no coração de respeito pela causa que não quer aparecer mas de que a causa que defende .QCM está atento é pau guiné !

    ResponderExcluir